A Durit, desde a sua fundação, tem vindo a desenvolver os seus processos e produtos com base no incentivo e promoção de uma cultura de I&D, criando conhecimento para poder responder às exigências dos clientes e do mercado.
Incentivo e promoção de uma cultura de I&D
Focada no desenvolvimento e produção de ferramentas especiais de metal duro, materiais compósitos de partículas de carboneto de tungsténio ligadas com cobalto, níquel ou cobalto-níquel-crómio, a Durit orgulha-se da aposta continuada em I&D, afirmando-se como uma empresa de referência em mercados de elevada exigência.
O metal duro é um material estratégico a nível mundial. Apresenta propriedades específicas que permitem a sua utilização em vários setores especiais de atividade industrial. Os componentes em metal duro produzidos pela Durit destacam-se pela sua elevada qualidade e propriedades, nomeadamente a dureza, a tenacidade, a resistência ao desgaste e à corrosão. Estes componentes são utilizados em setores como o da energia, indústria química, automóvel e de transformação de materiais.
A Cultura de I&D
A inovação sustentada no conhecimento científico sempre fez parte da visão dos membros fundadores da Durit, tendo sido transmitida ao longo dos anos aos demais colaboradores da empresa.
Formalizado em 2005, o Núcleo de I&D da Durit alcança a certificação pela norma NP 4457 em 2012, cujo propósito é validar a capacidade de promoção da Inovação, sustentada no desenvolvimento de uma cultura colaborativa, interdisciplinar e de eficiência de processos.
Neste sentido, o Departamento de I&D opera em rede com os todos os departamentos da Durit e com instituições do sistema científico e tecnológico, nacional e internacional (UA, FEUP, UC, CTCV, Fraunhofer IKTS). A forte ligação da Durit às entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, tem permitido o desenvolvimento de inúmeros projetos individuais e em copromoção, bem como a realização de mestrados e doutoramentos em ambiente industrial. Estes projetos contribuem para o reforço, aumento e transferência do conhecimento, sustentando os produtos e os processos de produção numa base de conhecimento científico.
Núcleo I&D: Joaquim Sacramento, Fábio Rodrigues e Pedro Pereira (esquerda para a direita).
A motivação e foco da cultura de I&D e de Inovação da Durit procura, o state of the art do conhecimento, com a utilização racional dos recursos, o respeito pelas pessoas e pelo meio ambiente, fundamentais para a sustentabilidade da empresa. O conhecimento prático e científico, apoiados pela forte predisposição das equipas para evolução, são o suporte para o desenvolvimento de novos produtos e processos industriais da Durit, conduzindo o percurso do I&D no caminho pela e na Inovação.
O projecto Prodiam permitiu a construção de um reator CVD para revestimento de ferramentas de metal duro com diamante (brocas e fresas), com vista a aumentar a sua vida útil durante os processos de maquinação.